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segunda-feira, 1 de março de 2010

FRAUDE BANCÁRIA (ELETRÔNICA)

As fraudes bancárias andam trazendo dor de cabeça aos brasileiros.
O país já é terceiro em número de fraudes, revela uma pesquisa da Unisys que ouviu 8.339 pessoas em oito países.
No Brasil, 9% dos clientes de bancos já sofreram os chamados " roubo de identidade " - fraudadores roubam dados bancários dos clientes (na internet, em caixas eletrônicos ou via clonagem de cartões) e realizam saques, pagamentos e transferências entre contas-correntes.

O Brasil perde apenas para Estados Unidos e Reino Unido em fraudes. Outro dado revela que 70% dos entrevistados se preocupam " muito " com o problema.
Apesar disso, 63% não estão dispostos a pagar mais tarifas bancárias para ter maior nível de proteção e outros 65% dizem não ter intenção de mudar de banco para ter uma melhor proteção. Já 8% afirmam que estariam " muito dispostos " . Mesmo sem querer mudar de banco ou pagar mais por maior proteção, 84% dos brasileiros responderam que gostariam de receber mais informações dos bancos sobre segurança nas transações. Para Armando Netto, diretor de serviços para o mercado financeiro da Unisys Brasil, a pesquisa revela diferenças significativas entre os países, mostrando que os bancos têm que ter uma estratégia também diferenciada.
O Brasil, por exemplo, é o único país entre os oito pesquisados onde as pessoas se preocupam com a segurança pessoal quando descobrem o roubo de informações como senha ou número de cartões de crédito, segundo resposta de 36% dos entrevistados.
Nos outros países, o maior temor é da perda do dinheiro (que aqui, é a quarta preocupação). A pesquisa da Unisys revela também o baixo uso dos serviços bancários pela internet. Apenas 18% disseram usar o banco online. Quando se consideram pessoas de maior nível de renda o percentual sobe para 36%. Ainda assim abaixo do México, onde 57% dizem usar o " internet banking ".
Para Netto, algumas explicações para o baixo uso no Brasil estão ligados às diferenças regionais e o ainda restrito acesso à internet. " Se a pesquisa fosse feita só em São Paulo, o número seria bem maior ", diz. Esta é a primeira pesquisa mundial deste tipo feita pela Unisys, empresaespecializada em serviços e soluções de tecnologia da informação.
As entrevistas foram realizadas em oito países - Estados Unidos, Alemanha Reino Unido, França, Brasil, Hong Kong, México e Austrália - entre os dias 8 e 22 de agosto. No Brasil, foram ouvidos 1.500 pessoas de 18 a 60 anos.


JUNIOR
, Altamiro Silva - Jornalista - Disponível em: http://br.monografias.com/trabalhos/fraudes-bancarias/fraudes-bancarias2.shtml

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