ARTIGOS E COMENTÁRIOS

Aqui serão publicados Artigos próprios e de outros autores.
Veja curriculum no
http://br.linkedin.com/in/marcusbacalhau

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

ANALISE CRÍTICA DA CIDADE DE DEUS

Temos uma clara visão das várias condicionantes para a criminalidade. Podemos usar a teoria de multifatorial , e a Classificação Etiológica do Mesobiocriminoso . A situação sócio-economica, o tráfico de drogas, a impunidade, a busca do “Poder”, a busca da igualdade de classes, a falta de esperança, a falta de oportunidade e as tendências criminosas são os principais fatores desta anomia na Cidade de Deus, cidade dos excluídos.
O filme se passa em uma das favelas do Rio de Janeiro, como todas, totalmente desprovida de infraestrutura como: saneamento básico, escolas, Postos de Saúde e tudo mais. A busca de Poder no tráfico de drogas é o principal foco do filme. Pode-se ver onde as pessoas são capazes de chegar para alcançar este Poder. O aliciamento de menores, os assassinatos indiscriminados, as artimanhas pra burlar a vigilância de seus oponentes e saquear víveres além de seu domínio estão presentes a todo o momento. Há de se mencionar as exceções, como o personagem Buscapé, que mesmo estando no meio não se enveredou para o crime, claro que houve alguns fatores como sorte e oportunidade, que são raros, mas existem.

Dos grupos delinqüentes, Dadinho, que se auto denomina de Zé Pequeno, é o pior, com um comportamento criminoso condicionado por neurose, apresenta perturbações das funções psíquicas de todas as naturezas, que mata e puni suas vítimas com requintes de crueldade. Existe uma lei na cidade de Deus que não se descumpre, pois a pena certamente é a morte. Zé Pequeno busca incessantemente o domínio das “Bocas” e seu companheiro ”Cabeleira” parece ser o equilíbrio da dupla, mas seus valores são diferentes, pois o mesmo busca a igualdade de classes, vemos isto quando o mesmo compra roupas de grife para desfilar nas bailes da favela. As “bocas” são tomadas com forte poder bélico e se concretizam após a morte do dono. A presença marcante de menores armados e com poder de decidir a vida ou a morte, copiando os exemplos dos criminosos passam a ser temidos pelos moradores da favela.
Zé Pequeno e literalmente fuzilado pela Turma da Caixa Baixa, composta somente por menores que se supõe tomarão o poder da favela.
Cidade de Deus é um filme de Fernando Meirelles baseado no romance Cidade de Deus de Paulo Lins. Retrata o crescimento do crime organizado neste bairro no subúrbio do Rio de Janeiro, entre os anos 60 e o início dos anos 80. A estória é baseado em fatos reais.


BACALHAU, Marcus Artur de Almeida - Consultor de segurança pública e privada, formado em Telecomunicações e em Eletrônica no Instituto de Ensino Tecnologico de Minas Gerais - INETEC e graduado em Segurança Pública pelo Centro Universitário de Vila Velha - ES - UVV.

Nenhum comentário:

Postar um comentário